27.7.10

DISCIPLINA LIMITE NA MEDIDA CERTA - Içami Tiba

Não gosto muito de livros de auto-ajuda, sempre com aquelas filosofias de que é possível ser feliz, com mil maneiras nada praticáveis.
Mas esse livro me chamou uma atenção, especial.
Hoje em dia muito se é discutido como devemos educar nossas crianças. Que limites devem dar a elas? A educação mudou muito nos últimos anos, e absolutamente toda a educação, desde o nome, e a organização dos colégios, como no ensino. Dada as novas tecnologias, e o pensamento humano, mais às famílias em sua formação, também mudaram de uma maneira acentuada. Encontramos, uma nova geração de crianças, que aos 2, 3,4 anos que já sabem mexer no computador. São espertos, e convivem com a televisão como babá. Sabem manipular o controle remoto do DVD, vivem mais dentro de casa, do que na rua (pela violência, que também cresceu), entram em escolinhas de educação infantil muito cedo, e os pais ambos a maioria trabalha. As gerações, que temos de 80 anos pra cá, e em cada infância de cada geração, sofreu uma mudança absurda. Os pais dos pais de hoje viveram numa era em que sofriam pelos seus avós uma educação totalmente repreensiva (autoritarismo total) por conseqüência seus filhos os pais de hoje, tiveram uma educação de liberdades, (seja amigo do seu filho!) E a geração atual (os pais de hoje) se perderam, não sabem mais o que é disciplina, responsabilidade, liberdade ou limite. Na escolinha, colégio, o professor dá uma orientação, o psicólogo dá outra orientação, e os avós, dão outra completamente diferente.
Eu sou mãe, de uma guriazinha de 4 anos, desde da minha "barriga", penso, nesse assunto, procurando um manual do certo e errado, e em busca dele, pequei tanto, que acabei no psicólogo, mas por educar demais.(mesclando todas essas filosofias de educação, óbvio que não chegava a lugar nenhum, nem eu e nem ela!).
Agora a nova discussão da nova lei sobre não bater, dar beliscões, e etc em crianças... O que a maioria da população é contra, pois foram educados por essas maneiras.
O livro do Içami Tiba é um guia, completo, para os pais, avós, responsáveis, e uns bons capítulos para os educadores. (Pois até os professores, coitados, não sabem mais como agir, diante daqueles alunos e PAIS!!!!! Que tratam aquela pessoa que está ensinando para o seu filho como mero, adquirente de serviços, e eles os clientes.).
Se a nossa economia cresce, hoje, precisamos de pessoas capazes para levar isso adiante, e nessa nova geração que se forma, serão os cidadãos do futuro, e se não houver uma intensificação do pensamento, que a disciplina dos nossos ‘serzinhos’ humanos, não vai adiantar de nada! O livro mostra com uma linguagem simples, explicações de crianças, que são mimadas, e como se tornam no futuro, no contra-ponto ele mostra também como moldar e o que fazer, para os pais e avós devem agir de uma  maneira correta. Mas antes de qualquer disciplina imposta aos filhos, devemos ver, que se os pais, avós, não tiverem a mesma postura, que tanto querem que os filhos sigam, não adianta pregar algo, que o não fazem, ou seja, os famosos dizeres: -Você é o exemplo!

5 comentários:

katy disse...

oi bel, educar uma criança não deve ser fácil e qualquer ajuda é bem vinda!!!! bjsss

Cris disse...

Estava lendo a reportagem de Veja sobre o assunto. Não tenho filhos então, fica difícil dar minha opinião pois, como diz meu irmão "muito fácil falar quando não se tem um para criar". Tenho várias opiniões conflitantes sobre o assunto. Se morássemos mais perto, seria perfeito para um "bloguencontro"

Isabel Dasp disse...

Ai Cris, também queria um encontro! Que legal seria!!!! Mas é bem isso que seu irmão fala... E como dizia Vinicius de Moraes: -Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?

Isabel Dasp disse...

Katy... Criar é fácil, mas educar é que é difícil. Dar carinho é fácil, mas dar amor também é difícil e como você disse, qualquer ajuda é bem-vinda! Beijos Gurias!!

Patricia de Melo Beber disse...

Ensina-nos a importância de resgatar valores importantes, que para diminuir a culpa de ficar fora trabalhando, deixam de ser aplicados!