15.8.10

O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini



não sei porque demorei tanto tempo pra começar a ler esse livro. lembro que adorei o filme, que já vi há algum tempo. passava pelas livrarias e sempre via o livro laranja com uma pipa na capa,mas não me animava em comprar, e olha que nem era caro. mas, na última semana dessas férias eu fiz diferente. o livro estava lá e eu o comprei.
acredito que vocês já viram o filme, que é ótimo. mas o livro é 1000 vezes melhor. conta uma história de amizade, honra, coragem, lealdade e amor entre duas famílias, a de Hassan e a de Amir, que se descobre no final, são da mesma família.
confesso que fiquei indignada com a atitude de Amir, a de ficar parado, asssistindo seu amigo ser violentado. ele não fez nada pra ajudar, e se sentui tão culpado por isso que continuou cometendo erros que mudaram a sua vida e a de Hassan para sempre.
mas, depois de duas décadas, Amir teve a oportunidade de tornar-se bom de novo, e é aí que um covarde transformou-se no mais corajoso dos homens, porque ter coragem não significa não ter medo, mas significa fazer a coisa certa apesar de todo o medo que estiver sentindo.
o caçador de pipas é um livro para quem acredita em segundas chances, para quem quer se tornar bom de novo.
"Por você, faria isso mil vezes!"

4 comentários:

Isabel Dasp disse...

Não vi o filme, e nem li o livro. Mas achei interessante, apesar de achar, que ser bonzinho de novo depende mais do caráter do que pela oportunidade de ser isso... (Mas deixa pra lá, estou dando mais uma opinião pessoal, do que pela análise da leitura).
E sei bem como é, esse lance de adiar a leitura. Acho até que é um adiamento por medo de se encontrar com nós mesmos... (Deixa pra lá também, tô numa fase, meio analista de mim...) Beijos

A disse...

Hmm eu tbm estava/estou adiando a leitura desse livro. rsrs Digo isso pq comecei a lê-lo nessas férias e acabei deixando de lado pra ler outro, mas pretendo retomar. xD

Beijokas

katy disse...

oi bel, o Amir era um bom menino, só que muito medroso e esse medo e vontade de aceitação fazia ele se comportar mal. ele teve uma nova chance de mostrar que não era tão mal assim.
oi A, vc precisa acabar de ler. vai adorar o final.
bjssssss

Cris disse...

Eu já fiz um comentário aqui mas ele sumiu (isso para não falar que deve ter ocorrido um grave erro entre a cadeira e o teclado). Claro que não vou lembrar o que escrevi daquela vez, mas...

Ainda não vi o filme, mas li o livro. Forte a história, forte as passagens e muito forte a mensagem que nos é passada. Talvez por isso eu ainda não tenha animado a VER aquilo que imaginei ao ler. Ainda vou adiar um pouco esse filme.