16.7.10

querido john - nicholas sparks


nicholas sparks é um especialista em histórias de amor, aquelas água-com-açúcar que quase todo mundo já leu ou vai ler pelo menos uma vez na vida. eu confesso que comprei esse livro porque ele tá super badalado, é um best-seller e eu adoro livros com nomes de pessoas, pena que ninguém nunca escreveu um livro com o meu nome.
lendo a capa e as orelhas do livro descobri que sparks escreveu "diário de uma paixão" e "um amor para recordar", livros que viraram filmes, que diga-se de passagem, eu assisti e adorei!!!!!!!!
voltando ao livro da vez, "querido john" conta história de john e savannah, dois jovens que se conhecem quando john está de licença do exército. ele se alistou porque sua vida não tinha muito sentido e, naquele momento, pareceu ser a coisa certa a se fazer. quando ele teve sua primeira licença, foi pra casa e conheceu savannha, que estava na cidade com um grupo de amigos pra trabalhar como voluntária na contrução de casas para pessoas pobres. eles se apaixonaram e, quando john voltou para o exército, eles prometeram continuar namorando por cartas, telefonemas, até que o tempo dele de alistamento terminasse, dali a 1 ano e meio.
no começo tudo foi bem, ele teve mais uma licença de duas semanas, onde eles ficaram juntos e ela perdeu a virgindade com ele e blá, blá, bla. adiantando a história, quando john estava quase voltando de vez pra casa, aconteceu "o 11 de setembro" e ele se realistou no exército por mais 2 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! no começo ela entendeu, afinl foi "o 11 de setembro", mas como eu sabia, amores a distância não funcionam. ela se apaixonou pelo seu melhor amigo, que john conhecia, e se casou com ele. ela terminou o relacionamento com john por carta, quando ele estava servindo no iraque. ele se realistou de novo novamente. os anos passaram e o pai de john morreu. ele voltou pra casa, pra cuidar do enterro do pai e das coisas que ele havia deixado. john não resistiu e foi a casa de savannah. lá ele descobriu que tim, o marido dela, estava morrendo de câncer. ele passou uns dias com ela no hospital, ajudando na casa e dando apoio. eles perceberam que ainda se amavam, mas john sabia que nunca mais as coisas seriam iguais entre eles dois. então, quando a situação ficou insuportável, ele foi embora e vendeu a coleção de moedas raras que seu pai colecionou durante uma vida inteira, para pagar o tratamento de tim num hospital importante, desses que fazem tratamento experimental para pacientes terminais de câncer. o tim ficou bom, john e savannah se despediram de verdade, conseguiram dar adeus pessoalmente, e não por carta, como ela havia feito anos antes. savannah ficou com tim, mesmo amando john, que amava savannah.
quando assisti as adaptações dos livros de sparks, percebi que ele não vê o amor como uma história cheia de problemas que no final são resolvidos e dão espaço ao "final feliz". ele vê o amor como algo maior, mágico, único, altruísta. quando você ama alguém, ama de verdade, você quer o melhor pra pessoa, mesmo que o melhor não seja você. eu me sinto bem quando leio ou assisto as histórias de sparks. conforta-me saber que dessitir também é amar, de um jeito diferente, nem melhor, nem pior, só diferente.

12 comentários:

Isabel Dasp disse...

Confesso que discordo, sobre os finais felizes... Síndrome de finais felizes(RSRSRRS). Mas me parece uma história linda, dessas de ficar se remoendo ao longo da leitura esperando que tudo dê certo, e com certeza, se eu tivesse lido, ficaria frustrada... Imaginando um final para o casal! Beijos =)

katy disse...

rssss eu também desejei um final feliz, mas foi feliz. de um jeito diferente!!!! bjsss

Cris disse...

Katy, não li o livro mas vi o filme. De qualquer forma, você contou a história INTEIRA !!! Agora vou ter que me dar um tempo para esquecer o final da história para ler o livro. hahahaha

Também assisti Um amor para Recordar e Diário de uma paixão. São lindos. Merece ler o livro qualquer dia desses.

katy disse...

poxa, eu não vi o filme!!!! nem lembro de ter chegado aqui no Pará!!!! rssss vou procurar no meu fornecedor de filmes genéricos!!!! bjs

katy disse...

cris, agora que percebi que contei toda a história do livro e não deixei o final pros leitores!!!!!! rssssssss me empolguei né?!!! foi mal. mas, olhe pelo lado bom, vc não vai ficar se remoendo de curiosidade até ler o livro!!!! rssss bjss

Bianca B. disse...

vi o filme e entendi que no final eles (John e Savannah) ficam juntos , pois na carta que ela escreve para o John , ela deixa bem claro que o seu marido(Tim)recebeu uma doação e foi o tempo suficiente para ele se despedir da família e do filho dele até que ele falecesse , tanto que eles terminam o filme se reecontrando e se abraçando!

Anônimo disse...

You should check with your doctor and have your iron levels tested.
Both men and women can suffer from hair loss. Don't Eating Like Horse.

Also visit my web-site ... Harvokse Review

Anônimo disse...

Condoms and femidoms can slip or tear or even a long-term partner can.
Models, exhibitionists and professional live cam girls are flooding in to share erotic and also sexy moments on Chaturbate.
The webs hottest live sex chat cam girls.

Feel free to visit my website - porn movies

Anônimo disse...

eu gostei muito tanto do livro quanto do filme sao muito interecantes...

Anônimo disse...

Informative article, totally what I was looking for.

Stop by my web page; Phen375 Reviews

Anônimo disse...

descobri q tduh q vc escreveu é mentira sua rapariga

Barbara Lima disse...

Assisti o filme, e sinceramente...Fiquei revoltada com o final...E com a Savahnah.
Ela mandou uma carta para o John falando que estava amando outra pessoa, e ele ficou lá servindo o exército com o maior aperto no coração.
Ai passa o tempo, o pai dele morre, e ele vai atrás da Savahnah. Chega lá ele vê que o cara que ela supostamente se apaixonou é o Tim. Tim estava com câncer e estava internado. Ai eles ficam praticamente o dia inteiro juntos, como amigos. Quando chega a noite, John e Savahnah jantam juntos e John pergunta para ela porque ela fez aquilo com ele (mandou a carta e nem deixou ele tentar muda-la de ideia), e ela responde dizendo que casou-se com Tim porque ele precisava dela.
Ai ele fala que vai embora e ela diz até breve, porém ele não responde "até breve", diz apenas "Tchau Savahnah" e vai embora. Ela fica lá chorando.
Ele vende a coleção de moedas do pai dele, e doa anônimamente para Tim fazer o tratamento.
Tim consegue viver mais um tempo e depois falece.
Ai Savahnah manda uma carta à John, meio que pedindo para ele voltar, mas pelo o que percebi ele não retorna a carta.
Ai o tempo passa e eles se reecontram. O filme acaba com eles se abraçando. Mas não da para saber se eles ficam juntos ou não.
Eu acho que a Savahnah se aproveitou de John, ela ficou com John, ai ela ficou com falta de macho e foi com Tim, quando o Tim morreu, ela voltou com o John (eu acho que eles voltaram no fim, mas não tenho certeza).
Bom, minha opinião....
Mas tenho que admitir, esse filme é muito bom!