5.7.10

O que cabe em duas malas - Veronika Peters


2:20 da manhã e mais uma vez eu me perco noite adentro por causa de um livro. Dessa vez eu estava em uma viagem interior, num convento na Bavária.


O que cabe em duas malas? Acabei de meu mudar e nesses últimos 2 meses tenho justamente me perguntado por que ou para que juntamos tanta coisa. E ao mesmo tempo, enquanto tento encontrar lugar para meus pertences nesse apartamento sem armários, faço planos de mais aquisições. Até que ponto é necessidade e até que ponto é vaidade ou consumismo puro?


Se hoje, por algum motivo qualquer (que eu secretamente desejaria que fosse um motivo específico), eu precisasse ir com apenas duas malas... o que cabe em duas malas? O que eu deixaria para trás? O que já está enraizado em mim?


Sim, eu queria ser mais humilde e simplista. Não, não sou egoísta e tento distribuir coisas que não uso ou que são mais úteis para outras pessoas, mesmo assim ainda tenho um grande apego material às MINHAS coisas. Funciona como se cada ítem me lembrasse como e onde foi obtido. É como se a história de cada um fosse mais importante que a coisa em si, pois essa história é a minha história, são pedaços da minha vida e ... bom, está soando como desculpa para eu continuar acumulando coisas.


“Nada de garantias, nada de velharias” - frase do livro.


Ainda estou em busca de minhas próprias respostas e como exercício interior farei um levantamento: O que eu levaria em apenas 2 malas???


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"O que faz uma jovem comum abandonar casa, carro, emprego, amigos e um candidato a namora, para entrar num mosteiro? Quem são as pessoas que ela encontra lá dentro? O que sobra de nós no silêncio, longe do burburinho das ruas, da diversão e das expectativas sociais? "


Sinopse retirada da capa do livro.

4 comentários:

katy disse...

oi bel, esse livro parece legal. eu ia ficar doida se tivesse que deixar tudo pra trás e só pudesse levar 2 malas!!!!!!! também adoro guardar minhas coisa, tenho muita dificuldade de me desfazer das coisas, por isso meu quarto é cheio de trecos. vou colocar esse livro na minha lista. bsss

katy disse...

oi cris, eu não percebi que o texto era seu, não li o nome no fim do post. só vi agora porque passei no seu blog e li o mesmo texto!!!! rsssss foi mal!!!! katy

Cris disse...

kakakaka... Ando mesmo econômica nos textos. Escrevo aqui e ponho lá também. A leitura é leve e parece que estamos acompanhando o raciocínio dela durante toda a experiência. Adorei o livro.

Isabel Dasp disse...

kkkkkkk! Acontece!!! Mas que cairia super bem, pra mim ler!!!! Ainda mais a pessoa aqui, que só sabe acumular mais e mais coisas!!!! =)