14.7.10

a história de fernão capelo gaivota - richard bach


hoje eu fui visitar um sebo que abriu ao lado do meu curso de inglês. encontrei uns livros legais e entre eles estava "a história de fernão capelo gaivota". é uma impressão antiga, amarelada e com uma dedicatória de 1979.
o livro conta a história de fernão, uma gaivota que queria aprender a voar. eu sempre achei que as gaivotas já soubessem voar, mas não é bem assim. fernão queria mais do que planar e pegar peixes, ele queria voar de verdade, bem alto e rápido, queria fazer acrobacias no céu e ir até onde nenhuma gaivota conseguiu chegar. mas, pra fazer isso ele precisava ir de encontro as regras de seu bando e ele foi!!!!!!! aprendeu a voar e foi expulso, banido do bando para sempre. passou muitos anos sozinho, treinando seu vôo e um dia passou para uma outra vida, onde encontrou outras gaivotas como ele, ávidas por conhecimento. ele aprendeu mais algumas coisas e resolveu voltar no tempo para ajudar outras gaivotas que assim como ele queriam voar e tinham sido banidas de seus bandos. deu aula para algumas gaivotas e voltou para sua família. mesmo não sendo bem aceito, ele não desistiu, ficou lá e atraiu outras gaivotas para suas aulas de vôo. com o tempo sua família percebeu que havia cometido um erro ao expúlsa-lo e ele continuo ensinando jovens a voar.
li esse esse livro em 2h e ele me fez pensar nos desafios que a vida nos apresenta. às vezes precisamos fazer algo que ninguém acha que devemos fazer e pagamos um alto preço por isso, pagamos um alto preço pela sede de conhecimento, por contrariarmos o comum, o "todo mundo", as regras. acho que todo mundo deveria ter um pouco de fernão capelo gaivota, todos deveriam arriscar, pagar o preço, se atirar de cabeça em um vôo perigoso, mas necessário para o crescimento de qualquer ser humano.

3 comentários:

Isabel Dasp disse...

Eu tenho esse livro em casa, e sei lá, não me animo a ler, umas 2 tentativas já foram feitas... Mas lendo a resenha, me interessei! =)

katy disse...

eu li na viagem de belém pra barcarena. como eu vou todo dia pra belém pra fazer o curso de inglês, eu aproveito a viagem pra ler. gostei da história e da mensagem que ela passa. é como se fosse uma ode a liberdade!!!! bjsss

Cris disse...

Procurando nos mais escondidos cantos da minha mente, percebi que esse foi um livro que passou batido por mim, mesmo sendo famoso e clássico, várias vezes pedido em vestibular e escolas.

Estou literalmente num momento pessoal de me atirar de cabeça. Boa recomendação. Anotado.