25.9.11

1808 - Laurentino Gomes


Eu poderia, ter escolhido, qualquer outro livro, na feira do livro de porto alegre.
Era véspera de meu aniversário, e estar naquela orgia literária, ao meu dispor, mechia demais com a minha ânsia infantil, diante da livre escolha.
Há algumas semanas antes, escutava no rádio, que Laurentino Gomes estava na feira, para uma sessão de autógrafos, e para entrevistas sobre a trilogia dos livros, que havia escrito.
Era sucesso de vendas e crítica. O resporter que o entrevistava, comparava-o com Erico verissimo da história, sendo também o jornalista desta também.
Meus ouvidos atentos, sobre o que dizia sobre o livro, fiquei eufórica, para tê-lo em mãos, e saborear a leitura.
Na feira o livro, era destaque em todas as bancas. O preço acessível. Comprei sem exitar.
Quando começei a ler, vi já de antemão, que a linguagem usada, era das melhores. Um jornalista, contando história, que era o relato verdadeiro.
Uma conversa informal básicamente, com detalhes curiosos de como o Brasil, iniciou a sua 'trajetória'com a chegada da família real portuguesa.

Sem meias palavras, o autor mostra fielmente o que foi o Brasil. Como o bonachão Dom João escapou de napoleão, e que vejo pela primeira vez alguém mostrar um lado inteligente do príncipe que passou sempre pela história como o maior medroso da 'parada'.
A chegada da família Real no Brasil foi dada por 'impulsos' de um destino adiado, mas que em seu benefício, veio a calhar na melhor hora. Fugindo de napoleão e com a ajuda da corte inglesa, esta visando os melhores benefícios, Dom João chegou ao Brasil, para mudar e transformar toda uma nação!
Longe de ser aquilo que imaginavámos em nossos pensamentos luxuosos, a viagem e toda a extrutura que o Brasil lhe oferecia era algo de tal precariedade, que as pinturas feitas por artistas vindos da europa usaram até de uma gentileza (mesmo retratando algumas cenas substanciais do cotidiano brasileiro) como pano de fundo as belezas naturais do país.
O Brasil (lendo este livro) mostra-me que sua 'ordem e progresso' é demasiada lentidão e se dá por uma 'pausa' em relação a sua proposital não-manifestação e o domínio obrigado do não intelectualismo e liberdade de expressão entre a própria educação, absolutamente desde aquela época. Não só isso, mas vivia-se em período praticamente (quase idade-média), com inquisições, exageros do catecismo por padres que já mantinham a autoridade em terras lusitanas a ponto de cometer verdadeiros absurdos que respinguavam nas decisões da corte portuguesa.
Isso explica, o porque de tantas igrejas católicas em cada bairro deste país, dentro de cada cidade. Sim, Portugal, era o país mais carola da Europa!
E se Carlota Joaquina tivesse conseguido, tomar o poder, diante de tantos golpes (todos derrotados) sobre seu marido? O Brasil teria virado outro, talvez mais moderno, pois Carlota não medrosa e muito menos carola. Mas a história quis assim. Também mudando a paisagem de um Rio janeiro que se hoje sofre consequências catastróficas da natureza, é porque nessa época desvalorizaram o que tinha de mais lindo: Suas belezas naturais, cometendo o que seria hoje, crime ambiental hediondo!
E o que dizer sobre os escravos? Pois este autor, explica o que não lemos nos livros de história. O ser humano, era tratado pior que bicho! Lamentável e triste!
Livro, pra aprender e esclarecer, de leitura viciante!

3 comentários:

Cris disse...

O meu exemplar desse livro veio cheio de dedicatórias da minha equipe de trabalho. Na época em que o li, eu ia ao Rio toda semana e pude ir comparando o hoje com o antes descrito. Está ali a origem do Rio e do que somos hoje.

1808 é uma excelente maneira de se aprender história.
Recomendadíssimo.

Isabel Dasp disse...

Cris!!! Que legal que tu lesse tb!!! Pois, eu fiquei, pensando como comparar, pois não conheço o Rio, mas do jeito que ele cita, que tudo estava abandonado... Lamentei.

katy disse...

oi meninas, eu já ouvi falar desse livro, já vi em alumas livrarias, peguei, olhei, mas não comprei. mas, agora, definitivamente, vai pra lista. bjs