21.5.11

A menina que não sabia ler - John Harding

Não conhecia nenhum livro de Harding, e quando comprei "A menina que não sabia ler", imaginei que tivesse algo a ver com leitura. Mas, estava enganada. Esse é o ponto negativo do filme: a escolha do título foi equivocada.
Na verdade, o livro fala de Florence e Giles, dois irmãos que perderam os pais e vivem numa espécie de fazenda, sustentados por um tio que nunca vêem. Eles são criados por empregados da casa.
Os irmãos são muito apegados, mas chega o momento em que Giles tem que estudar em um internato, em New York. Florence fica muito triste, sozinha, mas ela tem um amigo que mora a poucos minutos de sua casa, chamado Theo.
Theo e Florence se davam bem, ele tinha uma "queda" por ela.
Depois de um tempo no internato, Giles foi mandado de volta pra casa porque ele era muito frágil e não consegui acompanhar o ritmo da escola. Então, uma preceptora foi contratada para dar aulas a ele, em casa. A preceptora morre afogada e outra professora é contratada. Aí é que começa o bom da história.
Florence acredita que a nova professora é fantasma da que morreu e quer levar seu irmão embora ou matá-lo. Ela chega a ver a professora flutuando no lago e observando-a em todos os espelhos da casa. Então, começa a por em prática um plano para salvar Giles das garras do fantasma, plano esse que conta com a participação de Theo.
Bom, o resto é com vocês. Mas vou avisando que o final é surpreendente.
Até onde pode ir o amor de uma irmã por um irmão? O que você seria capaz de fazer pra salvar a vida da pessoa que você mais ama no mundo?
A Florence fez coisas inacreditáveis e até imperdoáveis, na nossa sociedade. Mas, será que realmente existia um fantasma, ou era tudo fantasia dela?
Espero ter aguçado a curiosidade de vocês.
Boa leitura!!!

p.s.: no início do livro Florence não sabia ler. ela aprende sozinha na biblioteca da casa, logo nas primeiras páginas. acho que o título do livro vem daí. mas, bem que o autor podia ter escolhido algo melhor.

19 comentários:

Isabel Dasp disse...

Bem a história deve bem interessante, porém eu não conseguiria ler, por causa do terror psicológico que lógico, principalmente algo que tenha haver, com: Água, espelhos, morando num lugar reservado. Tenho trauminhas de infância que me impedem de encarar certas leituras, ver alguns filmes, mais ou menos tudo que generaliza com água.

katy disse...

xiii!!!! então nem lê mesmo bel. também tenho uns medos antigos!!! bjss

katy disse...

xiii!!!! então nem lê mesmo bel. também tenho uns medos antigos!!! bjss

Cris disse...

Quero tanto ler esse livro e ele está ali na minha estante me esperando que fiquei com medo de ler sua resenha e me decepcionar, ou criar mais expectativas. Risos. Vou ler o livro, DEPOIS volto aqui, leio sua opinião e deixo a minha. risos. Coisas de Cris. Beijos

katy disse...

tudo bem cris, depois vem aqui dizer o que achou. bjs

Anônimo disse...

Bom, achei esse livro super interessante e o melhor de tudo... prende a gente e não conseguimos parar de ler quando começamos! Acho que o título tem a ver com a ''primeira parte'' do livro! Vale a pena ler. Eu recomendo!!!

Abraços

Florence Amyot disse...

Realmente, a menina que (lacuna) virou fórmula de título. Mas no caso deste, não é culpa do autor. O título original é Florence and Giles, o tradutor que adaptou o título. Enfim. É um livro ótimo com um final surpreendente. Recomendo.

Anônimo disse...

Na real, quem errou no titulo foram os tradutores.
O titulo original é "Florence and Giles" que é bem mais adequado.
Devido a má tradução eu também esperei algo bem diferente do livro, mas acabei gostando bastante!

beatriz disse...

eu tenho o livro ele e muito misterioso e legal tem outro livro que e muito bom ele e mistério,suspense e um gato que parece ser mais tigre o nome é "não olhe ,para trás"

beat disse...

ah, me desculpe o nome e cuidado, não olhe para trás

Ana Paula disse...

O título original do livro é
"Florence e Giles", e tem tudo a ver. O pior foi a versão brasileira, que pra variar errou feio na sua "licença poética"...pois induz o leitor ao erro!

Anônimo disse...

Sinceramente o livro me prendeu até o final, mas infelizmente não gostei.
Achei que depois de ler as 280 pags se não me engano poderia ter dado um final mais concreto do que realmente acontece, ou seja se na verdade ela realmente é uma fantasma.
Mas enfim, apesar disso é um livro bem facil de ler e prende bastante a atenção. Lia ele em todos os lugares que tinha oportunidade.

catarina da silva disse...

O título do livro não é equivocado, pois o título original é "Florence and Giles", a tradução do título que acabou mudando muito o original.

Anônimo disse...

Gente...E mto misterio o final......Espero que tenha alguma continuaçao

Anônimo disse...

Oi. Tive a sorte de ler esse livro e achei incrível. Bom só uma decepção no final mais eu índico. O título não é dos melhores mais a história é ótima.

Anônimo disse...

tenho esse livro é maravilhoso recomendo !

Anônimo disse...

O titulo n foi equivocado...a tradução é q foi...
Em inglês o titulo é : Florence and Giles...amei o livro,e o vol 2 tbm é surpreendente!

Unknown disse...

o título brasileiro não tem mesmo nada a ver. mas no segundo livro ten um pouquinho '-'

Unknown disse...

o título brasileiro não tem mesmo nada a ver. mas no segundo livro ten um pouquinho '-'