23.4.11

Dia Internacional do Livro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Printing3 Walk of Ideas Berlin.JPG

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.

A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.

3 comentários:

katy disse...

dia 18 foi dia do livro infantil também.

Cris disse...

Katy, tive a sorte de estar em Barcelona em um dia 23 de abril e é INDESCRITÍVEL. As ruas ficam LOTADAS de bancas forradas com bandeiras listradas de amarelo e vermelho e cheias de livros à venda, para troca, doação, discussão, autógrafos.

No MEU dia 23/04 em Barcelona eu comemorei o dia de San Jordi ao lado do MEU Jordi e ganhei uma rosa e um livro. Nossa, deu saudade!

katy disse...

nossa!!!!! eu quero um dia 23/04 assim. pode ser qualquer dia do ano e se fosse na itália, ahhhhh eu quero!!!! rssss