27.6.10

trilogia millennium - stieg larsson




fiquei sabendo da existência de larsson pela cris. ela me indicou o primeiro livro da trilogia millennium e eu aceitei a indicação [ainda bem!!!]. a trilogia é formada por "os homens que não amavam as mulheres", "a menina que brincava com fogo" e "a rainha do castelo de ar". larsson é muito famoso e já vendeu milhões de livros. o primeiro livro já virou filme e chegou ao brasil esse ano. tudo seria perfeito se não fosse por um detalhe: ele morreu em 2004, quando estava escrevendo o quarto livro da série. pelo que entendi ele escreveria vários livros da série millennium, mas infelizmente ele teve um ataque cardíaco e interrompeu o seu trabalho para sempre.

cada livro tem entre 500 e 600 páginas e eu li os três em 10 dias. larsson escreveu mistérios policiais, ele criou conspirações, escreveu histórias que nos prendem, que nos fazem querer ler mais e mais. um livro puxa o outro e quando eu terminei o terceiro, senti um vazio enorme por não saber como a história continuaria.

apesar de ter adorado todo o suspense, a adrenalina, as conspirações, os romances, o que mais gostei na trilogia foi a forma como larsson abordou temas como a amizade, o respeito as diferenças e aos diferentes, o amor, a lealdade, a confiança e a gratidão. muitos desses valores foram abandonados pela sociedade e larsson resgata tudo isso de forma brilhante em seus livros.

recomendo a trilogia para quem está procurando uma leitura interessante e atraente. mas, não esqueça que não tem um final e que a série millennium "é viciante".


p.s.: quem quiser comprar os livros por um valor acessível passe na estante virtual. é um excelente site de livrarias e sebos.

4 comentários:

Isabel Dasp disse...

É triste e frustrante, quando um autor "sobe para o andar de cima". Ainda mais quando a obra não acabou. Engraçado, esses autores que escrevem um livro puxando o outro, porque é tão difícil dar continuidade a uma história sem ser repetitivo.

katy disse...

verdade bel, o larsson consegue ligar os livros sem se tornar repetitivo. ele era realmente um bom escritor e tenho certeza de que se estivesse vivo ainda estaria escrevendo e eu estaria lendo!!!! bjs

Cris disse...

Ainda não li o terceiro livro. Uma maneira de estender a história e atrasar o fatídico final.

katy disse...

eu não aguentei esperar. quando acabei o 2º corri pro 3º!!!!